Dia 16 de Fevereiro de 2009, com aproveitamento da Folga de Piquete, já tinhamos decidido que iamos dar um passeio de bike, só que no dia anterior ainda não sabiamos para onde.
Dia de estreia do 2º GPS do VitoKorov (haja pasta...), pelo que a
personagem deu-nos duas opções, Chaves ou Serra da Estrela, optamos pela primeira opcção.
O rádio prometia 19º graus no Porto e o ponteiro da tempº do carro do Rochinha marcava 3º.
1º paragem para pastel de carne, sumo e café, sendo que o bombeiro da terra, optou logo pela manha por um Favaios, coisa de gente dura.
Inicio de percurso no parque da GNR de Boticas, com pequena paragem para comprar o almoço
1 lanche para cada um.
1 lanche para cada um.
O trilho de GPS, prometia 50 Km, com grau de dificuldade elevada, 1.700 metros de acumulado, em terreno 95% de terra batida, alguns aceitaram o desafio com o belo do doping.
Sete Km´s feitos primeiro contratempo, furo na minha "Merida", coisa que tem vindo a ser frequente ultimamente, contudo com uma bomba de exelente qualidade, perdemos não mais do que 15 minutos.
O passeio passou pela fábrica das águas "Carvalhelhos", diga "Carvalhelhos", água de qualidade bastante premiada, com uma área envolvente espectacualar de rara beleza.
O passeio passou pela fábrica das águas "Carvalhelhos", diga "Carvalhelhos", água de qualidade bastante premiada, com uma área envolvente espectacualar de rara beleza.
Paragem para almoço, em terras de ninguém e para lembrar o presidente amigo que foi desenrrascar o meu gratificado (Gigantones), tocamos o sino da freguesia.
Início da subida da Serra do Leiranco, com um ritmo certo, com chegada ao ponto mais alto, pelas 14H00.
Fotos da praxe, 28 Km's precorridos, sendo que os restantes eram a dexer pelo que o passeio estava no papo, puro engano.
Com um erro de cálculo, Vitorkorov, que tanto Red Bull bebe, não ganhou asas, e malhou de 3/4 metros de altura, sendo que mais uma vez, devido ao "Salapismo" de alguém, bateu com as costas numa pedra.
Aí meus amigos, estava tudo fodid...
Os nossos serviços médicos são uma grande MERDA. Passo a explicar.
Contacto com a polícia que prontamente passou à médica do INEM, atendimento 5 estrelas com esclarecimentos sobre o que fazer de imediato e as precauções a tomar, só que o pior estava para vir, como na área o que estava mais ´próximo eram os bombeiros, passou a chamada aos mesmos, claro está que tivemos filme.
O bombeiro que falou ao telefone até que se mostrou simpático, só que depois de esperarmos cerca de 40 minutos pela ambulância, quem é que apareceu????
O bombeiro do Favaios matinal.
Características: quase 65 anos de idade, magro e fraquinho e a única companhia que trouxe para buscar o Vitorkorov, foi mesmo o Favaios. È verdade o homem estava sozinho.
Primeiras palavras experientes para VitorKorov (como Jesus Cristo a Lázaro), levanta-te e anda para a ambulância.
O homem não se conseguia mexer e a besta queria que o mesmo se levantasse, de seguida não sabia tirar a maca da ambulância e para finalizar, sem entrar em todos os detalhes, porque se não escrevia a noite toda, devido a possível lesão na coluna, disse: Eu pego nas pernas, voce (Rochinha) pega nos braços e você (Eu) que é mais forte pega pela cintura....
O que dizer a isto....
Bem ou mal, ou só mal mas com sorte, tiramos o Vitorkorov daquele pesadelo e lá foi ele para o Hospital de Chaves.
Apesar de um erro de localização (coisa que me é frequente) mas desta vez com a asssinatura do Rochinha, fizemos mais 7 Km's que o previsto e voltamos ao mesmo sítio, depois lá conseguimos dar com o caminho e fizemos de longe os 10 Km's mais rápidos que eu fiz de bike até hoje.
Tudo arrumado, fomos ter com o Vitorkorov que felizmente já tinha sido atendido, imagine-se por um médico "Espanhol" lá está a sina do homem e estava tudo bem com ele.
Uma sandocha e regresso a casa, sem o sentimento de dever cumprido.
Um dia cheio de peripécias para contar para a posterioridade....