terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tua

Vou resumir este passeio porque já foi elaborada uma crónica detalhada do mesmo pelo Pedro Silva no Blog da Bike17Eco, contudo não podia deixar de escrever aqui umas palavrinhas a acompanhar o vídeo.
Pelo facto de estar de folga no dia 09 de Setembro, eu e o Vitorkorov decidimos aproveitar para dar uma volta de bike, claro que se juntou o Gigantones que não faz nada e o Pedro Silva que conseguiu arranjar tempo para nos aturar.
Sem destino o Vitor, mais uma vez inovou e lembrou-se de planear um passeio para os lados do Tua.
Saída de manhã cedo (6H30), com destino ao Tua na carrinha do Gigantones, pelo caminho e com 4 caminhos diferentes tirados do Google ainda não sabiamos bem o que nos esperava, contudo o Vitorkorov lá foi adiantando que tinha em mente fazer uns quilometros pela linha desactivada recentemente. Ideia que não agradava a todos os presentes, mas como alguem diz, "..não vou morrer sem exprimentar...."
Num dia de sol e calor que deu para aproveitar para aumentar o bronze, começamos com cerca de 20 Km's a subir forte e feio. Paragens diversas, nomeadamente para roubar fruta, beber um cálice de vinho do porto, apreciar a paisagem, encher pneus, etc...
Seguindo em direcção a Carrazeda de Ansiães para almoçar, num caminho de estrada deparei com uma besta. Passo a explicar: depois de eu dizer para o Gigantones sair do meio da estrada que vinha um carro, o senhor entendeu que eu lhe chamei "Filho da Pu..", abençoado vinho que faz deturpar as palavras, e a besta encheu-se cheio de coragem e quis enfrentar 4 homens, claro que o Vitorkorov disse para não responder, porque a malta de Trás dos Montes resolve os problemas com chumbo e lá seguimos viagem.
Após indicação de um bombeiro local, fomos almoçar, ou seja, fomos três almoçar e o Vitorkorov foi petiscar: uma alheira, uma febra, um prego duas coca-colas e um café por 4 Euros, ache que teve que tirar um pinguinho ao dono do café para ter este preço.
Finalmente encontramos um trilho de classe e quando estavamos a curtir à grande o Gigantones deu um voo, tipo Red Bull, mas sem asas e caiu desamparado. Pela primeira vez não me ri, pois a queda foi grave. Após inspeccionar o cromo, verificamos que foi fogo de vista, contudo uns arranhões pequeninos já deram para o burro tirar 5 dias de baixa e duas intervenções plásticas, pois a beleza do bicho é para se manter até aos 100 anos.
Reparações efectuadas na bike do Gigantones, seguimos o mesmo trilho até uma localidade, onde eu apliquei os meus conhecimentos adiquiridos no lar, para tratar do Jorguinho ( a quem diga que eu lhe salvei a vida).
Descida alucinante por entre as vinhas a terminar na .............. linha do comboio.
Pois faltavam 17 Km's pela linha para a Estação do Tua e já eram 5H30, a uma média de 3 Km's hora, vimos logo que iamos chegar a umas lindas horas.
Perdido por 100 perdido por 1000, fomos os 3 dar um mergulho todos nús ao rio, coisa de gaysolas.... fiquando apenas o gigantones de pestaninha atrás das arvores a fazer sei lá o que.
A seguir ao banho as coisas melhoraram, junto à linha encontramos um caminho em cimento que dava para montar na bike e seguimos sempre em cima deste, até que o mesmo começou a ficar fresco e deixamos rastos prepétuos.
Ao longe avistamos os homens da "Refer" a trabalhar na linha e o Vitorkorov (senhor da ideia), queria-se esconder com medo de ser multado, inclusivamente obrigou-me a esconder a camisola da Ecobike para não ser identificado, mas o que aconteceu foi que eu e o gigantones pedimos boleia e fizemos resto da viagem (cerca de 10 Km's) no comboio das obras com a trolhada.
Malta porreira a da Refer.....
Chegada ao Tua às 08h00 da noite, com uma carninha de porco à alentejana a arrefecer em casa, acabamos por petiscar no restaurante calça curta e só chegamos a casa ao bater das 12 badaladas.
Num jantar animado, com diversas discuções, retem-se 3 situações:
Depois de um dia que acabou por ser cançativo o Pedro Silva, consegue manter a cabeça fria e desencantou numa discussão com o Vitor palavras como: ....esequível...
Outro ponto de interesse foi a iminente apreensão da máquina fotográfica do Vitor pelo Pedro, devido às fotos gays, em que as nalgas do Pedro aparecem em grande destaque.
Finalmente foi a promessa de voltar ao Tua, mas com mais gente num percurso melhorado....

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um excelente passeio não fossem as vozes do stressado Pedro Trilhos, sempre a criticar tudo e mais alguma coisa. Ainda estou para perceber o porque da alcunha trilhos, quando está sempre a por defeitos nos percursos, acho que o trilho adequado para ele deve ser em asfalto e junto a praia.
Uma coisa é certa uma viagem ao coração do país vinhateiro, na e na proximidade da terra quente transmontana.Com paisagens deslumbrantes, essencialmente entre as gargantas escavadas pelo Tua, até ao desfiladeiro do Douro.
É preciso espírito de aventura para no fim passar por experiências únicas e muito interessantes.
PRÓXIMA 5ª FEIRA VAMOS NOVAMENTE AO TUA, TENDO COMO TRANSPORTE O COMBOIO E UM PERCURSO NOVO.