sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Serra da Estrela, 02.11.07











Saída da Xitaca do Pula, ás 10H30 para evitar o frio matinal, a vontade de pedalar era pouca, face à noitada anterior de farta qualidade alimentar e vinícola.
Primeira etapa, objectivo Covilhã, a rolar em terra batida num percurso rápido e com o topo da Serra sempre no horizonte, um pequeno engano e lá tivemos de somar mais uns Km´s que não estavam nas contas.
Café matinal no “Império dos Sabores”, já o meu capacete parecia da época medieval, pois apertava-me o crânio e fiz mais uma vez a promessa de nunca mais beber vinho…
Chegada a Covilhã à hora prevista e mais uma paragem para encher o cantil no fontanário local e tirar uma foto a uma bela paisagem montanhosa.


19 Km’s até à torre até parecia perto…..
O Zé conseguiu sempre rolar a bom ritmo e na cabeça do pelotão (já habituado ao vinho da casa e ar da serra), quanto a mim e ao J.P. já não havia mais mudanças para desmultiplicar, devagar, devagarinho lá fomos indo.
Varanda dos Carquejais – Sanatório – Penhas da Saúde à vista, ponto de encontro com as “gajas”. Por esta altura sentia-me bem e ataquei, chegando isolado às Penhas, mas depois ia perceber que as energias gastas iam-me fazer muita falta.
Um pequeno petisco e o J.P. teve a 1ª Trombose, dói-lhe tudo e não sabia se ia continuar, até receber um beijo revigorante da sua amada, que graças à publicidade que fez, lhe deu créditos para mais tarde facturar.
Faltavam 9 Km’ e eu estava-me a sentir bem, mas não sabia o que me esperava.
1H15 foi o tempo que levou a fazer 9 Km’s, sempre sempre a subir, com o apoio incondicional das nossas “damas” que tiraram fotos de qualidade duvidosa lá fomos subindo até ao topo.
Foi tempo de “José Show”, que distanciou-se de mim e do J.P, cerca de 10 minutos.
Chegada ao topo com 50 Km´s percorridos, com a seguinte classificação, José Gouveia 2H45, J.P. Leite 2H54, e em terceiro lugar eu mesmo com 2H55.
Fotos da praxe, individuais e em grupo, um cachorro e uma cola para assentar e estava feita a prova.
Foi a terceira vez que subi à Serra da Estrela e posso garantir que pelo lado de Covilhã é bem mais duro do que subir por Seia.
O dia terminou com um jantar na Xitaca do Pula, e se não ganhei a pedalar ganhei no Trivial….

2 comentários:

Anónimo disse...

Comentários para quê?...
Sempre em último....

Anónimo disse...

Pois é meu amigo mais uma vez os meus parabens pela excelente crónica por ti escrita (acho eu!!!).
De facto foi um dia (subida) em cheio, bom tempo, apoio de qualidade e muita vontade de pedalar.
No entanto quero-te dizer que para mim fica para sempre o facto de poder ter juntado dois bons amigos (e respectivas familias) e poder fazer uma das coisas que mais gosto.
Obrigado pela tua companhia e do CHOURIÇO do J.P.
Temos é que marcar outra subida.
Zé Gouveia.